

O Direto ao Ponto tem como finalidade a identificação das características sociodemográficas, o perfil das empresas concorrentes e geradoras de tráfego, bem como oferecer uma análise abrangente do ambiente externo, abordando aspectos como a fachada, localização e orientação da rua, entre outros fatores.
O processo de implementação do projeto é dividido em três encontros distintos. O primeiro encontro é dedicado ao levantamento de informações iniciais por meio de entrevistas e questionários semiestruturados.
No segundo encontro, as características sociodemográficas do território são apresentadas, e as cinco áreas de estudo mais relevantes são priorizadas, utilizando o espelhamento como critério de seleção.
O terceiro e último encontro engloba a identificação de três pontos comerciais específicos que serão avaliados com a ajuda de questionários semiestruturados. Posteriormente, ocorre o levantamento de informações sociodemográficas e empresariais, incluindo a análise de concorrentes e geradores de tráfego, bem como o potencial de consumo.
Após essas etapas, será possível fornecer orientações ao empreendedor, abordando as dimensões sociais, econômicas e ambientais do ponto comercial. Essas informações servirão como base para comparações entre os diferentes pontos comerciais, contribuindo assim para o processo de tomada de decisões.